Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Especial volta às aulas:

Volta às aulas está chegando e a Casarão encontrou uma dica bem bacana para você.  É importante que os pais se preocupem com o peso que os filhos estão carregando e os orientem. Uma mochila que exceda ao peso pode e/ou mal utilizada pode causar sérios danos à saúde. Confira dicas para a mochila ideal:

 

Legenda: Alguns dos modelos de mochilas da Casarão

- tem que ser leve: vazia, ela não deve pesar mais de meio quilo. 
- deve ter duas tiras, pois as de tira única para o ombro não distribuem o peso uniformemente. 
- deve ter alças acolchoadas, reguláveis e com uma largura mínima de quatro centímetros na altura dos ombros. Tiras estreitas causam compressão nos ombros, podendo causar dor e restringir a circulação. 
- preferir mochila de estrutura rígida e acolchoada nas costas - o forro acolchoado ajuda a evitar ferimentos com objetos pontiagudos. 
- verificar se há um cinto regulável na altura da barriga, para evitar que a mochila balance e ajudar a repartir o peso entre os ombros e a zona lombar. 
- conferir se a alça de mão é acolchoada, com no mínimo oito centímetros de comprimento. 
- verificar a quantidade de bolsos nas mochilas: quanto mais espaçado o material, melhor a distribuição de peso. 
- mochila com rodinhas é uma opção para crianças que carregam muito peso. Porém, estudos comprovam que este modelo pode ser mais prejudicial à postura do que as carregadas nas costas. Em geral mais pesadas, elas são puxadas com apenas um braço, o que causa uma assimetria na postura e fica ainda pior se a criança tiver de subir e descer escadas. Só tem sentido usar as mochilas de rodinhas se as escolas adotarem rampas ou elevadores, para evitar que a criança tenha que levantar a mochila nas escadas. 

Dicas para os pais: 
- organize o material escolar de seu filho. Coloque as coisas mais pesadas no fundo e junto às costas da criança, ou seja, na parte de trás da mochila. 
- disponha os livros e outros materiais de uma maneira que não fiquem soltos lá dentro, provocando movimentos de desequilíbrio. 
- olhe o que o seu filho leva para a escola e certifique-se de que é o material necessário para as atividades rotineiras. Nada de supérfluo. 
- nas mochilas com rodas é preciso cuidado com a alça do carrinho, que deve estar a uma altura apropriada. As costas da criança devem estar retas ao puxá-la. 

Dicas para os filhos: 
- utilizar sempre as duas tiras das mochilas nos ombros - a posição incorreta pode provocar uma alteração postural chamada escoliose (desvio lateral inadequado da coluna). 
- tencionar as tiras para que a mochila fique bem junto ao corpo e aproximadamente a cinco centímetros acima da linha da cintura. 
- utilizar todos os compartimentos de modo que os objetos mais pesados fiquem no centro da mochila e mais próximo das costas. 
- dobrar os joelhos ao se abaixar. Não se incline dobrando as costas, sobretudo se a mochila estiver muito pesada.

A dica é do Mais Você

<< Voltar

 
     
     
     
 

Candelária:
Avenida Marechal Deodoro, 747
Bairro Centro
Fone: (51) 3743.1055

Santa Cruz do Sul:
Rua Marechal Floriano, 458
Bairro Centro
Fone: (51) 3056.4477

Teutônia:
Rua Capitão Schneider, 298
Bairro Canabarro
Fone: (51) 3762.9050

Lojas Casarão Verde © 2011.       Desenvolvido por Interagence e CSZ Propaganda.